O éclair é um doce de origem francesa, de formato alongado, feito com massa choux (pâte à choux), e tradicionalmente recheado com creme pâtissière (creme de confeiteiro), coberto por uma camada de fondant, ganache, glacê ou calda de chocolate.
A massa choux, é uma massa leve e oca (que se expande quando cozinhada e é assada em forma de tira). Esta massa também pode ser recheada com chantilly, natas ou outros cremes e recheios de fruta.
A palavra éclair significa "relâmpago" em francês. Existem duas teorias sobre a origem do nome: uma refere-se à cobertura brilhante que lembra um raio de luz e a outra, à sua popularidade, devido ao facto de desaparecerem tão rapidamente como um relâmpago.
A origem do éclair remonta ao século XIX, em França. A criação é atribuída ao chef Marie-Antoine Carême, considerado um dos pais da gastronomia francesa moderna. Carême aperfeiçoou a massa choux e criou versões doces e salgadas para a elite europeia.
Pela sua leveza e versatilidade, o éclair é muito usado em montras sofisticadas e confeitarias que trabalham com pastelaria fina.
Existem várias variações do éclair, com coberturas e recheios de sabores como chocolate, caramelo, café, e frutas como por exemplo a framboesa ou o pistácio.
Assim, nas confeitarias modernas, é comum encontrar uma grande variedade de sabores de éclairs para poderem satisfazer diferentes gostos.


Sem comentários:
Enviar um comentário