quinta-feira, junho 06, 2024

Os Telhados na China

A China está a mudar a cor dos seus telhados? Sim, estão de facto a pintá-los de azul. No entanto, o hábito de pintar telhados de azul não é algo novo na China.

Na verdade, muitas províncias chinesas adotam essa tradição cultural há séculos. A cor azul é vista de forma positiva na cultura chinesa e está associada a significados como prosperidade e riqueza. Além de representar prosperidade, o azul também é visto como uma cor protetora.

Acredita-se que ela tenha o poder de afastar más energias e trazer segurança para o ambiente. A tradição de usar o azul em telhados é uma parte importante da herança cultural chinesa e asiática: é uma prática que tem sido transmitida de geração em geração.

Nas grandes cidades, a água da chuva flui para as ruas, para as calçadas, estacionamentos, coberturas e telhados, entrando em contacto com a poluição, com contaminantes vários e outros resíduos durante todo este percurso. Muitas vezes o final deste caminho é o oceano, contribuindo assim, para a sua poluição.

O "Blue Roof" ou Telhado Azul é também  uma nova tecnologia que já conquistou espaço nas coberturas dos prédios nos Estados Unidos, em cidades como Nova Iorque, por exemplo, centros urbanos onde existe baixa permeabilidade do solo. Considerada uma estratégia LID (Low Impact Development Desenvolvimento de baixo Impacto) a ideia é reter a água da chuva na cobertura das edificações! 
Isso mesmo! 
Fazer com que o chamado "runoff", ou seja o escoamento da água pluvial seja mais lento e de forma filtrada, primeiro evitando o excesso de água nas ruas, inundações, deterioração das vias e calçadas, sobrecarga do sistema de escoamento, e segundo fazendo com que o volume que chega aos reservatórios para aproveitamento esteja com menos impurezas.

 Quer os Blue Roof quer os Green Roof contribuem, assim, para uma jornada mais limpa da água.

Sem comentários: