A Vila Luz Pereira é uma vila operária construída no início do século XX. O pedido de licenciamento data de 1891 e foi em 1928 que António Augusto da Luz Pereira vincou o seu nome na fachada.
Trata-se de um conjunto arquitetónico residencial e plurifamiliar que apresenta uma planta em U (algo recorrente nas vilas operárias do último quartel do século XIX), resultante da articulação de seis corpos de três pisos, sendo o último em mansarda, em redor de um pátio longilíneo em forma de rua, para onde se orientam as entradas principais dos fogos habitacionais.
Situada na Travessa do Jordão, a Vila Luz Pereira (começou por chamar-se Villas José de Oliveira), localiza-se no interior de um quarteirão do bairro histórico da Mouraria, em Lisboa.
As fachadas apresentam um desenho cuidado de feição eclética, característico da transição de século. As fachadas rebocadas e pintadas a cinzento no primeiro piso, de amarelo nos restantes, são rasgadas por vãos com molduras em arco e em tijolo. Do mesmo material é o friso que marca a separação dos pisos.
Sem comentários:
Enviar um comentário