O Cioppino foi desenvolvido no final de 1800 por imigrantes italianos, muitos provenientes da cidade portuária de Génova, que pescavam em Meiggs Wharf e viviam no bairro de North Beach em São Francisco.
A descrição impressa mais antiga do cioppino é de uma receita de 1901 no The San Francisco Call, embora o ensopado seja chamado de "chespini". "Cioppino" apareceu pela primeira vez em 1906 no The Refugee's Cookbook, que resultou dum esforço de arrecadação de fundos para beneficiar os moradores de São Francisco desalojados pelo terramoto e incêndio de 1906.O Cioppino consiste num tipo de cozido que pode levar frutos do mar, tomates, pimentões, peixes, diferentes tipos de vinho, enfim, uma variedade muito grande de ingredientes.
Geralmente os frutos do mar são cozidos em caldo e servidos com casca, inclusive o caranguejo, que costuma ser servido partido ao meio ou aos bocados. O prato pode ser servido com pão torrado ou pão francês. O pão funciona como uma massa, e é mergulhado no molho.O Cioppino é tradicionalmente feito com a pesca do dia, que em São Francisco é tipicamente uma combinação de caranguejo Dungeness, amêijoas, camarões, vieiras, lulas, mexilhões e peixes, todos provenientes do oceano, neste caso do Pacífico. Os frutos do mar são então combinados com tomate fresco e um molho de vinho.
Quando um pescador voltava de mãos vazias, andava a pedir com uma panela para que os outros pescadores lhe dessem o que pudessem do seu quinhão. O que acabasse na panela virava o seu "cioppino". Os pescadores que tivessem contribuído esperavam, no futuro, o mesmo tratamento se voltassem de mãos vazias.
O nome deste prato vem de ciuppin (também escrito ciupin ) que é o nome de uma sopa clássica da região italiana da Ligúria, de sabor semelhante ao cioppino, mas com menos tomate e usando frutos do Mar Mediterrâneo cozidos ao ponto de se desfazerem.
O prato também compartilha a sua origem com outras variações italianas regionais de ensopado de frutos do mar semelhantes ao cioppin, incluindo o cacciucco da Toscania, o brodetto di pesce de Abruzzo, entre outros. Pratos semelhantes podem ser encontrados nas regiões costeiras do Mediterrâneo, de Portugal à Grécia. Exemplos destes incluem suquet de peix de regiões de língua catalã e a bouillabaisse da Provença.Como vê existe muito para explorar na gastronomia americana!
Sem comentários:
Enviar um comentário