quinta-feira, julho 22, 2021

Sant'Agata de 'Goti

Sant'Agata de 'Goti é uma localidade situada no limite da região vinícola mais famosa da Campânia, o Sannio, na Itália. 

A aldeia de Sant'Agata de 'Goti está situada no sopé do Monte Taburno e divide-se em duas partes: uma moderna, construída no final do século XIX e outra de fundação romana, situada sobre uma rocha de tufo. A área é conhecida pela produção de azeite, de vinho (aqui encontrará as fabulosas colheitas de Falanghina e Aglianico, que se tornaram famosas em todo o mundo), de frutas (principalmente maçãs e cerejas), de vegetais, de cereais e de leguminosas. 

A não perder a famosa "mela annurca", típica maçã da região, que já era conhecida e muito apreciada na época romana, tendo mesmo sido mencionada por Plínio, o Velho. Plínio localizou as origens da maçã em Pozzuoli, mas atualmente a mela annurca é cultivada em toda a região da Campânia.

A primeira visão de Sant'Agata de 'Goti causa uma impressão mágica. Esta pitoresca localidade medieval está situada num penhasco íngreme, bem acima de um desfiladeiro sobre o rio. Cruzar a ponte para o outro lado da falésia é como deixar o mundo moderno e ir para o antigo. 

Possui património com vários milénios de história, que remonta à antiga cidade samnita de Saticula. Esta aldeia foi tomada pelos romanos, depois dominada pelos godos (que lhe emprestaram o nome), os longobardos, e depois tornou-se parte do Ducado de Benevento. Na parte antiga parece que ainda se vive na Idade Média, já que o centro histórico é um labirinto bem preservado de ruas estreitas que conduzem os visitantes a pequenas praças, com belas lojas e palácios.

Não deve deixar de visitar a Igreja de Annunziata, de S. Menna e o Palácio e Igreja de S. Francesco (século XIII). A Igreja da Annunziata foi construída em 1238; o seu interior românico tem frescos fabulosos. O Castello Ducale, a fortaleza protetora construída pelos Longobardos e depois acrescentada pelos normandos, data do século XI, ainda que tenha sido notavelmente renovado durante o século XVII, tem magníficos frescos mitológicos. Aqui há um tipo de evento Palio realizado anualmente - o Giostra del Cavaliere Turchino que é uma partida de justas que coloca os bairros da cidade uns contra os outros numa competição animada.

Se não puder ir até lá, não deixe de fazer esta visita virtual vendo o vídeo que se segue.

Não perca. Ora veja.

Sem comentários: