É lembrado pelas suas pinturas nas latas de sopa Campbell e principalmente pela sequência de retratos de Marilyn Monroe.
Foi em 1962 que começou a sua produção de retratos de celebridades, usando a técnica da serigrafia, que permitia, a partir de fotografias, reproduzir em série os retratos, com variação das cores.
Ficaram famosos os rostos de Elvis Presley, Mona Lisa, Marilyn Monroe, Liz Taylor, Jacqueline Kennedy para além de Che Guevara
A partir de 1963, passou a criar diversos filmes underground (conceptuais), que se tornaram clássicos do género, entre eles, "Empire" (1964), "Blow Job" (1964) e "The Chelsea Girls" (1966).
Em 1964, abre o estúdio "The Factory" onde realiza a sua primeira exposição de esculturas, entre elas, centenas de réplicas de grandes caixas de produtos de supermercado.
Nessa mesma época resolve produzir a banda The Valvet Underground. A partir daí a Factory começou a atrair vários artistas, uma delas foi a feminista Valerie Solanas.
Warhol escreveu diversos livros sobre si mesmo e sobre a Pop Art e apresentou um programa na TV.
O artista começou a usar uma peruca branca para disfarçar a calvície. Foi também o criador da célebre (e muito atual) frase "No futuro, todo mundo será famoso durante quinze minutos.
Sem comentários:
Enviar um comentário