A Ilha Grande é uma ilha localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro (município de Angra dos Reis). Já abrigou uma prisão de segurança máxima, que foi fechada há pouco mais de vinte anos, razão pela qual ainda mantém o seu caráter selvagem, e é um destino turístico relativamente novo.
Os nativos da Ilha Grande são chamados badjecos, caiçaras ou ilhéus.
O lugar de maior dimensão é a Vila do Abraão. A Vila do Abraão com cerca de 3.000 habitantes, dispõe de posto de saúde, escola primária, posto dos correios e destacamentos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Um serviço de barcos liga diariamente a Vila do Abraão a Angra dos Reis e Mangaratiba, no continente. A vila conta, também, com ampla oferta de pousadas, campings, bares, restaurantes e comércio para turistas. Há algumas outras pequenas comunidades espalhadas pela Ilha Grande, também dotadas de infraestruturas turísticas, como a Praia Vermelha, a Enseada do Bananal e a Praia do Japariz. A ilha conta com uma população total aproximada de 5.000 pessoas.
A Ilha Grande é considerada uma verdadeira maravilha da natureza: 193 Km2 de superfície, com 130 km de costa, onde se encontram 106 praias, incluindo algumas das mais belas do Brasil. Para citar apenas uma, não se pode deixar de referir Lopes Mendes, um refúgio de paz e beleza com vista para uma baía plácida, onde só se chega após algumas horas de caminhos pela floresta.
A Ilha Grande está praticamente toda coberta de vegetação densa, a chamada Mata Atlântica, a floresta brasileira, contornada pelas areias douradas das suas praias.
Esta ilha só pode ser percorrida a pé, ao longo de 16 trilhos, ou então de barco ao longo da sua costa. As cachoeiras também são famosas, o que lhe proporcionará a chance de um mergulho refrescante durante os seus passeios.
As costas da Ilha Grande voltadas para o continente são rodeadas por águas mais calmas e quentes, como as da Lagoa Azul, uma pequena lagoa com água incrivelmente cristalina, perfeita para snorkel, que está localizada entre duas pequenas ilhotas.
As atividades económicas desta região são a pesca e, principalmente, o turismo. A ilha oferece, atualmente, muitas alternativas turísticas: passeios de barco, praias com águas calmas para mergulho em família, praias destinadas à prática de desportos como o surf, trilhos ecológicos por dentro da mata no centro da ilha, mountain-bike, além de algumas atrações históricas.
Há na ilha 4 unidades de conservação ambiental: o Parque Estadual da Ilha Grande, o Parque Estadual Marinho do Aventureiro, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul (cujo acesso é somente permitido a pesquisadores e pessoas autorizadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Área de Proteção Ambiental (APA) de Tamoios. Todas estas áreas visam garantir a proteção da flora e fauna da grande reserva de Mata Atlântica existente na ilha e da vida marinha circundante.
Um paraíso natural visto de cima, a Lagoa Azul, na Ilha Grande - Angra dos Reis.
Sem comentários:
Enviar um comentário