quarta-feira, maio 19, 2021

Os Texteis Kuba

O Reino Cuba (Kuba) era um reino localizado nas margens do Cassai, na atual República Democrática do Congo, antes do século XV, constituído por uma confederação de várias comunidades étnicas (cerca de 18) lideradas pelos xongos. Destes grupos étnicos os Bushong são os mais poderosos e significativos.

O primeiro contacto com este povo foi feito em 1611, quando os portugueses compraram 50 000 peças a norte de Angola para vestirem os escravos enviados para a América.

Os têxteis Kuba são únicos na República Democrática do Congo, antigo Zaire, pela sua elaboração e pela complexidade de design e decoração de superfície.

A maioria dos têxteis é uma variação de peças retangulares ou quadradas de fibra de folha de palmeira tecida. Estas peças são realçadas por desenhos geométricos executados em bordados lineares e outros pontos, que são cortados para formar superfícies de pelo que se assemelham a veludo. As mulheres são responsáveis ​​por transformar o tecido de ráfia em várias formas de têxteis, incluindo saias cerimoniais, tecidos de tributo de "veludo", tapetes, pequenos panos, cocares e cestaria. Os padrões são baseados em símbolos tribais e dispostos numa geometria assimétrica. O resultado final é de grande riqueza e simplicidade.

Estes panos são uma descoberta relativamente recente no mundo ocidental.

Sem comentários: