O Arquipélago de Tuamotu ou Tuamotus é uma corrente de quase 80 ilhas e atóis, que se estende de noroeste a sudeste duma região do Oceano Pacífico Sul, que é aproximadamente do tamanho da Europa ocidental.
Este arquipélago é administrado pelo governo da Polinésia Francesa, possui uma área territorial de cerca de 850 km² e tem quase 16 mil habitantes, formando a maior cadeia de atóis do mundo. As suas maiores e principais ilhas são Anaa, Fakarava, Rangiroa, Hao e Makemo.
As ilhas Tuamotu foram inicialmente povoadas por polinésios. O povo do Tahiti originalmente referia-se às ilhas como o Paumotus, que significa as "Ilhas Subservientes", até que uma delegação das ilhas convenceu as autoridades francesas a mudar o nome para Tuamotus, que significa "Ilhas Distantes".
No mapa do mundo, o Arquipélago de Tuamotu tem um segundo nome: as Ilhas Rossianos, pois muitos dos atóis receberam o nome dos russos: Kutuzov, Barclay de Tolly, Kruzenstern, Lazarev, Rumyantsev.
A antiga vila de Tetamanu, onde a primeira igreja de Tuamotu foi construída, fica situada na ilha de Fakarava.
Fakarava é um atol do arquipélago de Tuamotu. Estende-se por uma área de 100,5 km², com 1578 habitantes, segundo os censos de 2007, com uma densidade de 16 hab/km². O atol fica a 488 km a nordeste de Taiti.
O Tetamanu Village Resort, localizado no extremo sul de Fakarava, numa reserva da biosfera da UNESCO, é uma charmosa pousada localizada a apenas uma hora e meia à vela ou a 45 minutos de vôo de Rangiroa.
Para quem gosta de mergulho nada como conhecer o Centro de Mergulho Tetamanu que está localizado na Vila Tetamanu.
A passagem de Tumakohua |
A partir do Centro de Mergulho pode chegar a outros fabulosos locais de mergulho onde ficará cativado pela beleza e riqueza da vida subaquática e emocionado pelo encontro com grandes predadores.
É uma parte do mundo paradisíaca e simplesmente divina.
Sem comentários:
Enviar um comentário