segunda-feira, dezembro 20, 2021

Fatias Douradas, Fatias Paridas ou Rabanadas?

As Fatias Douradas são um dos doces de Natal mais antigos e típicos de Portugal. Esta é uma sobremesa tradicional que não falta em nenhuma casa portuguesa na noite da Consoada. A combinação de pão, leite e ovos vem desde a Idade Média e era uma forma de tornar pedaços de pão duro em algo comestível e apetecível.
No norte chamam-lhes Fatias Paridas porque era o que se dava às mulheres após um parto difícil, para elas recuperarem as forças. 
Mas, será que existe alguma distinção entre elas? 
Pessoas mais antigas afirmam que estas Fatias Paridas até faziam as mulheres ter mais leite para os seus bebés. Eram fatias de pão duro, molhadas em vinho quente açucarado, passadas por ovo, fritas em azeite bem quente e no fim polvilhadas com açúcar. É claro que nos nossos tempos isto não é vulgar fazer-se, mas foi assim que surgiu o nome de Fatias Paridas.
Para os lisboetas são Rabanadas, molhadas em leite, previamente fervido com canela e limão. O nome é de origem árabe, já que os mouros, durante o Ramadão, encontravam nestas fatias uma forma de manter as forças durante o longo jejum. Rabanadas, pois, porque eram comidas durante o Ramadão.
Para as pessoas do sul são Fatias Douradas porque é isso que elas parecem: pequenas fatias de pão coloridas por um tom dourado, inconfundível.
Mas, Rabanadas, Fatias Douradas ou Fatias Paridas, haverá pouca gente que as não aprecie, nomeadamente, na época natalícia, cumprindo-se, assim,  uma tradição de o seu consumo estar ligado a uma situação de cariz religioso.
As fatias douradas são deliciosas e são também uma forma de aproveitar as sobras de pão, podendo ser fritas em manteiga, azeite ou óleo, dando-lhes nova vida. 
.
Enquanto em Portugal este é um doce tradicional da altura do Natal,  noutros países, é apenas um pequeno-almoço especial.
Nos Estados Unidos da América e em Inglaterra as "nossas" Fatias Douradas chamam-se "French Toast" (traduzindo-se livremente como "torrada francesa") e são um recurso recorrente nos pequenos-almoços. Em França, chamam-se "Pain Perdu" (traduzindo-se livremente como "pão perdido") e em Espanha são "Torrijas" ou "Tostadas" e são doces típicos da Quaresma e Semana Santa. No México, "Zacatecas" enquanto na Venezuela se chamam "Tacones".

Como é que são em sua casa, na casa dos seus pais ou na casa dos seus avós?

No passo-a-passo que segue, aprenda como fazer fatias douradas de uma forma simples, e, brilhar na noite da Consoada com este doce típico de Natal.

Ingredientes:
3 ovos (médios)
600 ml leite gordo
1 pau de canela
8 fatias pão de forma
½ l óleo (para fritar)
3 c. de sopa açúcar
2 c. sopa de canela em pó

Passo-a-passo
1. Bata os ovos numa tigela larga e baixa e num tacho aqueça o leite com o pau de canela. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
2. Deite o leite num prato de sopa e vá molhando as fatias de pão, durante alguns segundos apenas. Depois passe-as pelos ovos batidos, de ambos os lados.
3. Numa frigideira com óleo quente, coloque as fatias e deixe fritar.
4. Quando estiverem bem douradas, vire-as e deixe fritar do outro lado.
5. Depois de escorrerem bem em papel de cozinha, polvilhe com a mistura do açúcar e canela e estão prontas a comer.
Santo Natal e bom apetite.

Sem comentários: