Segundo a Agência Oceânica e Atmosférica Americana (NOAA) e o Serviço Meteorológico Nacional, responsáveis por medir a intensidade, monitorizar e emitir os alertas à população sobre as tempestades, são cerca de 1,2 mil tornados por ano, que atingem aquele país.
A incidência de tornados nos EUA, durante os meses de abril a setembro, geralmente dá-se no centro-oeste do país (Tornado Alley) e próximo das Montanhas Rochosas.
O tornado é um grande redemoinho de ar, mas, ao contrário dos furacões, forma-se sobre a terra. Os tornados acontecem quando uma coluna de ar que gira muito rápido se liga, ao mesmo tempo, a uma nuvem de chuva e ao solo, formando uma espécie de funil.
Por serem de formação e duração rápida, os tornados são menos previsíveis que os furacões e, por isso, causam danos graves. Os tornados são classificados de acordo com a escala Fujita, que varia de zero a cinco, porém a maioria dos tornados que atingem o solo americano é identificado, segundo essa escala, como F0 ou F1, ou seja, com fraco poder de destruição. Contudo, tornados extremamente destrutivos também atingem os Estados Unidos.
Se quiser conhecer a força destruidora dos tornados não deixe de ver os vídeos abaixo. Mas, no 1º não deixe de testemunhar a inconsciência dos caçadores de tornados e de tempestades.
Tenho dívidas, contudo, que todas estas imagens imagens sejam verídicas....
Sem comentários:
Enviar um comentário