
Depois de ter vencido o Prémio da Crítica Internacional - FIPRESCI, na Berlinale, onde teve a sua estreia mundial, a primeira longa metragem da realizadora Catarina Vasconcelos venceu o Prémio de Melhor Filme no Festival Internacional de Vilnius, na Lituânia. A 25ª edição do Festival de Vilnius decorreu de 19 de Março até ontem, em formato digital.

Catarina Vasconcelos (1986) nasceu em Lisboa tendo completado os seus estudos na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, e ido para Londres onde fez um MA no Royal College of Art. O seu projeto final foi o seu primeiro filme: a curta "Metáfora ou a Tristeza Virada do Acesso". Filme esse apresentado mundialmente no Festival Cinema du Réel em 2014, onde foi distinguido com o prémio para Melhor Curta Internacional. A sua primeira longa-metragem, "A Metamorfose dos Pássaros" teve a sua estreia mundial na edição de 2020 do Festival de Cinema de Berlim, na secção Encounters.

Beatriz e Henrique casaram no dia em que ela fez 21 anos. Henrique, oficial de marinha, passava largas temporadas no mar. Em terra, Beatriz, que aprendeu tudo com a verticalidade das plantas, cuidou das raízes dos 6 filhos. O filho mais velho, Jacinto, é meu pai e sonhava poder um dia ser pássaro. Um dia, subitamente, Beatriz morre. A minha mãe não morreu subitamente, mas morreu quando eu tinha 17 anos. Nesse dia, eu e o meu pai encontrámo-nos na perda da mãe e a nossa relação deixou de ser só a de pai e filha.
A Metamorfose dos Pássaros / The Metamorphosis of Birds [Trailer] from Portugal Film on Vimeo.
Sem comentários:
Enviar um comentário