sexta-feira, abril 03, 2020

A Metamorfose dos Pássaros

A Metamorfose dos Pássaros (2020) é um filme (do género documentário, ficção) da realizadora portuguesa Catarina Vasconcelos que conta no elenco com Manuel Rosa, João Móra, Ana Vasconcelos, Zé Maria Rosa, Henrique Móra, Inês Melo Campos, Nuno Vasconcelos, Henrique Vasconcelos, Catarina Vasconcelos.
Depois de ter vencido o Prémio da Crítica Internacional -  FIPRESCI, na Berlinale, onde teve a sua estreia mundial, a primeira longa metragem da realizadora Catarina Vasconcelos venceu o Prémio de Melhor Filme no Festival Internacional de Vilnius, na Lituânia. A 25ª edição do Festival de Vilnius decorreu de 19 de Março até ontem, em formato digital.
Nas palavras da realizadora: "É com grande felicidade que recebo a noticia do prémio para melhor filme em Vilnius. Este momento tão único que vivemos e que está a trazer tantas dificuldades a tantos sectores, entre os quais o nosso sector da cultura, fez com que os festivais e os filmes que estão agora a estrear tivessem de encontrar novas formas para se realizarem. Não sendo o visionamento online a forma para a qual os filmes foram feitos, creio que foi a forma encontrada para que em Vilnius se pudesse continuar a realizar o festival. O cinema é uma celebração, e embora estes tempos não sejam de celebração, creio que é importante que os filmes e os festivais nos continuem a lembrar disso. E que daqui a uns tempos possamos todos voltar às salas de cinema."
Catarina Vasconcelos (1986) nasceu em Lisboa tendo completado os seus estudos na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, e ido para Londres onde fez um MA no Royal College of Art. O seu projeto final foi o seu primeiro filme: a curta "Metáfora ou a Tristeza Virada do Acesso". Filme esse apresentado mundialmente no Festival Cinema du Réel em 2014, onde foi distinguido com o prémio para Melhor Curta Internacional. A sua primeira longa-metragem, "A Metamorfose dos Pássaros" teve a sua estreia mundial na edição de 2020 do Festival de Cinema de Berlim, na secção Encounters.

Sinopse:
Beatriz e Henrique casaram no dia em que ela fez 21 anos. Henrique, oficial de marinha, passava largas temporadas no mar. Em terra, Beatriz, que aprendeu tudo com a verticalidade das plantas, cuidou das raízes dos 6 filhos. O filho mais velho, Jacinto, é meu pai e sonhava poder um dia ser pássaro. Um dia, subitamente, Beatriz morre. A minha mãe não morreu subitamente, mas morreu quando eu tinha 17 anos. Nesse dia, eu e o meu pai encontrámo-nos na perda da mãe e a nossa relação deixou de ser só a de pai e filha.
A Metamorfose dos Pássaros / The Metamorphosis of Birds [Trailer] from Portugal Film on Vimeo.

Sem comentários: