domingo, novembro 03, 2019

Explore Macau

Explore Macau é um documentário realizado para televisão, por Julian Davison.
Julian Davison (n. 1956), bacharel em Antropologia, é filho de um arquiteto e cresceu em Singapura e na Malásia.
Ele também é o apresentador da popular série de história de TV da Art Central, Site and Sound , que explora de forma peculiar o passado de Singapura, visitando os locais históricos e usando efeitos especiais da chamada "tela azul" para que literalmente caminhe por paisagens e locais desaparecidos há muito tempo.

É de salientar que a história de Macau tem pelo menos 600 anos. Os portugueses estabeleceram-se em Macau em 1557 e rapidamente trouxeram prosperidade a este pequeno pedaço de terra que se localiza junto à foz do Rio das Pérolas, tornando-a numa grande cidade comercial.
Macau é considerado o primeiro entreposto europeu em solo chinês e tinha um grande valor, principalmente ao nível comercial e estratégico para os portugueses, porque era um importante intermediário no comércio entre a China, a Europa e o Japão.
Após intensas negociações entre Portugal e a República Popular da China e através da Declaração Conjunta Sino-Portuguesa sobre a Questão de Macau, os dois países concordaram que Macau iria passar de novo à soberania chinesa em Dezembro de 1999, tornando-se numa Região Administrativa Especial.
Macau, além de ser o primeiro entreposto europeu na China, foi também a última colónia europeia na China.
A Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) está situada na costa meridional da China, a oeste da foz do Rio das Pérolas e é adjacente à província de Guangdong e mais precisamente à Zona Económica Especial de Zhuhai. 
A RAEM tem uma área de 28,6 km² e é constituído pela Península de Macau (com 9,3 km² e ligada à China Continental por um istmo), as ilhas da Taipa (6,5 km²) e Coloane (7,6 km²) e a Zona do Aterro de COTAI (5.2 km²).
A área total da RAEM continua a aumentar porque o Governo da RAEM está constantemente a fazer aterros, implantando novos terrenos na foz do Rio das Pérolas, para obter mais espaço de construção. No início do século XX, quando passou para a posse administrativa da China, Macau tinha apenas 11,6 km², distribuídos pela Península de Macau, incluindo a Ilha Verde (3,4 Km2) e as ilhas da Taipa (2,3 Km2) e Coloane (5,9 Km2).
Aprecie agora esta visita virtual por Macau pelas mãos de Julian Davison.

Sem comentários: