Pesa 2.500 kg e tem 3,27 metros de altura. Depois de ser extraído e trazido para a superfície (o que levou quase três meses), a frente deste geode gigante foi cuidadosamente removida em seções muito pequenas, para revelar toda a sua beleza, como vê aqui ao lado (ou no vídeo abaixo).
Os geodes ou geodos (do grego, geoides, terroso) são formações rochosas que ocorrem em rochas vulcânicas e ocasionalmente em rochas sedimentares. São essencialmente cavidades, que se formam nas rochas, apresentando-se revestidas por formações cristalinas, muitas vezes apresentando a forma de faixas concêntricas. O exterior dos geodes mais comuns é geralmente constituído por calcário, enquanto que o interior contém cristais de quartzo e/ou depósitos de calcedónia. Outros geodes apresentam-se completamente preenchidos com cristais, apresentando-se como uma massa sólida, e tomam o nome de nódulos.
A ametista é uma variedade violeta ou púrpura do quartzo, muito usada como ornamento. Diz-se que a origem de seu nome vem do grego "a", "não" e "methuskein", "intoxicar", de acordo com a antiga crença de que esta pedra protegia o seu dono da embriaguez.A ametista foi usada como pedra preciosa pelos antigos egípcios e era amplamente trabalhada na antiguidade pelos entalhadores.
É a pedra oficial do curso de Letras, normalmente utilizada em anéis de formatura, simbolizando o esclarecimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário