A casa de Teixeira de Pascoaes localiza-se a cerca de três km de Amarante (sendo um dos destinos turísticos mais importantes do concelho), na freguesia de Gatão.
É um solar do século XVII, com uma pequena parte do século XVI, que pertenceu ao avô paterno de Pascoaes, médico da casa real. Desde então a casa manteve-se na mesma família, há mais de quatro gerações.
Uma casa muito especial. Pelos detalhes da sua beleza arquitectónica, pela sua privilegiada vista sob a Serra do Marão, pela sua proximidade ao rio Tâmega, mas também, por causa de quem nela viveu: Os Teixeira de Vasconcelos, ou os Pascoaes de Amarante.
No início do Século XIX, quando Napoleão Bonaparte tentou invadir Portugal, os Franceses incendiaram quase a totalidade da casa, salvando-se apenas a capela, o que o povo considerou um milagre. Foi reconstruída nos anos que se seguiram, e o aspecto exterior da casa, está praticamente idêntico desde a sua fundação.
Foi primitivamente restaurada pelo bisavô do poeta e, mais tarde, objeto de nova campanha de remodelações promovida pela mãe de Teixeira de Pascoaes, que transformou alguns salões em quartos.
Hoje, a Casa de Pascoaes (uma quinta com solar, onde residiu o poeta português) é uma casa-museu dedicada ao escritor Teixeira de Pascoaes.
Outro vídeo sobre a Casa/Quinta TEIXEIRA DE PASCOAES / AMARANTE (Minho - Portugal). Não perca
Sem comentários:
Enviar um comentário