O Muro de Berlim era uma barreira física, construída pela R. D. A. (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria. Circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: um dos blocos era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos e RFA; o outro era constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético e RDA.
O muro foi construído em 1961 e tinha 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda.

Durante uma onda revolucionária que varreu o Bloco de Leste, o governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro de 1989, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental.
Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o Muro, juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado, numa atmosfera de celebração. Ao longo das semanas seguintes, partes do muro foram destruídas por um público eufórico e por caçadores de souvenirs.

Muitos estudiosos apontam este momento como o fim da Guerra Fria.
O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos, está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.
Estes factos fazem parte do passdo, mas, é sempre bom ter presente o que levou à sua construção e que deu origem à designação do "Muro da Vergonha".
Não deixe de ver, portanto, a excelente apresentação que se segue. Olhe que vale a pena!
Sem comentários:
Enviar um comentário