domingo, setembro 28, 2014

La Isla Negra

Foto de Edson Maiero
A "Isla Negra" é a mais famosa das casas de Pablo Neruda e situa-se a cerca de 120 km de Santiago do Chile.
A beleza do lugar, o enquadramento paisagístico, a casa, a decoração interior, o porquê de certos pormenores que a vivenda possui, os testemunhos do que foi a sua vida, têm transformado esta casa num local de romagem.
Pablo Neruda (1904-1973 ) era filho de um operário ferroviário e de uma professora primária, tendo como verdadeiro nome Ricardo Eliecer Neftali Reyes Basoalto.
Em 1920, utilizou pela primeira vez o pseudónimo Pablo Neruda com que viria a alcançar fama mundial. Em 1924, publica uma das suas obras de maior impacto, "Vinte poemas de amor e uma canção desesperada".
A escolha que fez deste pseudónimo, mostra a sua enorme paixão pela poesia. Pablo vem de Paul Verlaine que foi um importante poeta francês do século XIX, cuja obra era muito admirada pelo pelo poeta chileno. Jan Neruda, era um poeta checo, também do século XIX, igualmente por si muito apreciado e daí o apelido escolhido: Neruda.
É a sua segunda mulher, Delia del Carril, que lhe compra o embrião da hoje mundialmente célebre casa de "Isla Negra". Contudo, foi a sua terceira mulher, Matilde Urrutia, que com ele partilhou a vivência desta casa, que o abrigou até à sua morte em 1973.
A Isla Negra, é a mais conhecida das três casas de Pablo Neruda. É de referir, que após o sangrento golpe de estado de Pinochet, em 11 de Setembro de 1973, a ditadura mandou destruir "La Chascona", e a outra casa, "La Sebastiana", em Valparaíso, também foi pilhada e vandalizada.

Sem comentários: