Proponho-lhe que veja dois documentos que fazem parte da história da censura no nosso país, durante a ditadura salazarista.
No passado dia 29 de Março, fez 40 anos que se realizou um encontro de música portuguesa no Coliseu dos Recreios onde - ao que consta pela primeira vez - a canção "Grândola Vila Morena" foi cantada em público.
No primeiro documento o Presidente da Casa da Imprensa, solicita ao Secretário de Estado da Informação, o levantamento do embargo relativamente à participação dos artistas José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, no referido espectáculo.
O segundo documento diz respeito ao decorrer do Encontro de Música Portuguesa. O regime vigente fez deslocar para o local, fiscais da Direcção Geral dos Espectáculos (DGE), que elaboraram um relatório circunstanciado. É um documento notável que merece ser lido, porque caracteriza bem o ambiente da sala e a época que se vivia em Portugal, tanto mais que se estava a poucos dias do 25 de Abril, data da Revolução dos Cravos. Acresce que este documento é preciso, conciso, revelando profissionalismo perspicaz, competente e um evidente bom senso e humor.
Foi há 40 anos. Vale a pena ler estes documentos até ao fim, para isso basta clicar aqui e aqui. São autênticas preciosidades que interessam, não só aos portugueses, mas também aos Angolanos, porque um dos artistas que deveria participar no referido encontro de música, era o Rui Mingas!
Sem comentários:
Enviar um comentário