segunda-feira, setembro 23, 2013

A Flor de Geada

As "Flores de Geada"  são uma criação sublime, uma  perfeita obra prima da natureza!  E são tão bonitas quanto raras!
Uma “flor de geada” forma-se no outono ou no início de uma manhã de inverno, quando o gelo, em camadas extremamente finas, é empurrado para fora do caule das plantas ou, ocasionalmente, da madeira.
Esta extrusão cria padrões maravilhosos que se enrolam e dobram em pecíolos congelados lindos, dando a este fenómeno tanto o seu nome, como a sua aparência.
As condições climáticas têm que ser as correctas para que as “flores de geada”  se formem. A temperatura deve estar abaixo de zero graus, mas, é fundamental que o terreno não esteja congelado. Por incrível que pareça, o "efeito flor de geada" pode acontecer na madeira, mesmo quando dela se fez uma paliçada, uma vedação ou um portão,
A flor de geada ou de gelo tem uma série de outros nomes:  "castelos de geada", "castelos de gelo",
"flores de gelo", ou mesmo  "Crystallofolia". No entanto este nome traduz um certo equívoco, porque a geada é criada a partir do vapor de água existente na atmosfera, enquanto as “flores de gelo” são formadas a partir de água no estado líquido.
As "flores de geada" são extremamente delicadas e podem  quebrar-se quando tocadas, além de que como são feitas de finas folhas de gelo, derretem-se com os primeiros raios de sol!

Sem comentários: