A Bolívia, é oficialmente conhecida como Estado Plurinacional da Bolívia. É um país encravado no centro-oeste da América do Sul e faz fronteira com o Brasil ao norte e leste, Paraguai e Argentina ao sul, e Chile e Peru a oeste.
Antes da colonização europeia, a região andina boliviana fazia parte do império Inca - o maior império da era pré-colombiana. O império Espanhol invadiu e conquistou essa região no século XVI. Após declarar a independência em 1809, a Bolívia viveu dezasseis anos de guerras antes do estabelecimento da república, instituída por Simón Bolívar, em 6 de agosto de 1825. Desde então, o país tem passado por períodos de instabilidade política, ditaduras e problemas económicos.
Hoje a Bolívia é uma república democrática, dividida em nove departamentos. O relevo da Bolívia varia entre os picos andinos no oeste e as planícies no leste, situadas na bacia Amazónica.
É um país em desenvolvimento (PEV), com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio e uma pobreza que atinge cerca de sessenta por cento da população. No que se refere às principais actividades económicas, os bolivianos dedicam-se à agricultura, à silvicultura, à pesca, à actividade mineira, e à produção de bens como tecidos, confecções, metais refinados e petróleo refinado. A Bolívia é muito rica em minerais, especialmente o estanho.
A população boliviana, estimada em 10 000 000 de habitantes (1.098.581 km²), é multiétnica (ameríndios, mestiços, europeus, asiáticos e africanos). A língua oficial é o espanhol, embora o aimará e o quíchua também sejam comuns. O grande número de diferentes culturas na Bolívia, contribuiu para uma grande diversidade em áreas como a arte, a culinária, a literatura e a música.
Se quiser ficar a conhecer melhor mais este país, desfrute da belíssima apresentação que se segue.
Sem comentários:
Enviar um comentário