A ilha do Pico é a segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores, no Atlântico Norte. Dista 8,3 km da ilha do Faial e fica a 15 km da Ilha de São Jorge. Faz parte do Grupo Central deste arquipélago e tem uma superfície de 447 km². Conta com uma população residente de 14 806 habitantes (em 2001). Mede 42 km de comprimento por 20 km de largura. Deve o seu nome a uma majestosa montanha vulcânica, a Montanha do Pico, que culmina num pico pronunciado, o Pico Pequeno ou Piquinho. Esta é mais alta montanha de Portugal e a terceira maior montanha que emerge do Atlântico, atingindo 2 351 metros acima do nível do mar.
Administrativamente, a ilha é constituída por três concelhos: Lajes do Pico, Madalena e São Roque do Pico.
Dispõe de um moderno aeroporto regional com ligações aéreas directas para Lisboa, Terceira (Lajes) e S. Miguel (Ponta Delgada) . Tem ligações marítimas diárias com a cidade da Horta e as vilas das Velas e da Calheta. Durante os meses de Verão usufrui de ligações marítimas com as restantes ilhas do arquipélago.
O que torna esta ilha única, é a natureza vulcânica selvagem em todo o seu esplendor, nomeadamente, as suas grutas, lagoas, portos marítimos e piscinas naturais. A subida à montanha é a maior de todas as atracções. Lá do cimo avistam-se as ilhas de São Jorge, Graciosa, Terceira, Flores e Corvo. Se não pode ir até lá, dê uma espreitadela a esta belíssima apresentação.
Sem comentários:
Enviar um comentário