"O Retorno" é um livro da escritora portuguesa, Dulce Maria Cardoso (1964). Da infância passada em Angola guarda a sombra generosa de uma mangueira que existia no quintal, o mar e o espaço que lhe moldou a alma. Regressou a Portugal na ponte aérea de 1975. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e escreveu argumentos para cinema.
O seu romance de estreia, "Campo de Sangue" foi publicado em 2002. Publicou em 2005 o seu segundo romance, "Os Meus Sentimentos", a que se seguiu em 2008, "Até Nós", colectânea de contos.
Em 2012 é editado, pela Tinta da China, o romance "O Retorno", que aborda a descolonização.
"1975 Luanda. A descolonização instiga ódios e guerras. Os brancos debandam e em poucos meses chegam a Portugal mais de meio milhão de pessoas. O processo revolucionário está no seu auge e os retornados são recebidos com desconfiança e hostilidade. Muitos não têm para onde ir nem do que viver. Rui tem quinze anos e é um deles.
1975. Lisboa. Durante mais de um ano, Rui e a família vivem num quarto de um hotel de 5 estrelas a abarrotar de retornados — um improvável purgatório sem salvação garantida que se degrada de dia para dia. A adolescência torna-se uma espera assustada pela idade adulta: aprender o desespero e a raiva, reaprender o amor, inventar a esperança. África sempre presente mas cada vez mais longe".
Sem comentários:
Enviar um comentário