quinta-feira, outubro 17, 2024

Goa, Damão e Diu

A relação de Goa, na Índia, com Portugal, data de 1498, quando Vasco da Gama descobriu o tão sonhado caminho marítimo para as Índias Orientais.

Durante 450 anos os enclaves de Damão e Diu (junto ao estado do Guzerate) situados na costa do mar Arábico fizeram parte do Estado Português da Índia, juntamente com Goa, Dadrá e Nagar Aveli. Goa, Damão e Diu foram ocupados pela União Indiana em 19 de dezembro de 1961; contudo Portugal não reconheceu a ocupação até 1974. 

Goa, Damão e Diu tornaram-se um território da União até1987, altura em que Goa se tornou um estado de direito próprio dentro da Índia, permanecendo Damão e Diu como território da União separado administrativamente. Em 2020 fundiu-se com os territórios de Dadrá e Nagar Aveli, formando o novo território da união de Dadrá e Nagar Aveli e Damão e Diu. Dadrá e Nagar Aveli e Damão e Diu é um território da União localizado no oeste da Índia, com capital na cidade de Damão. O território é composto por sete entidades geográficas separadas: Dadrá, Nagar Aveli, Damão, península de Gogolá, ilha de Simbor, praia de Nagoá e a ilha de Diu.

Todas as sete áreas que formam o território faziam parte da Índia Portuguesa, com a capital em Goa Velha; ficaram sob administração indiana após a invasão de Dadrá e Nagar Aveli (1954) e da invasão de Goa, Damão e Diu (1961)

O guzerate era o idioma maioritário do território. Antes da fusão, o uso do português estava em declínio por não ser ensinado nas escolas, embora ainda fosse falado por 10% dos habitantes de Damão. Existiam contudo crioulos portugueses em Damão (conhecidos como língua da casa) e Diu (a língua dos velhos); porém, este último estava a extinguir-se rapidamente devido à pressão do guzerate.

Atualmente, o português já não é a língua mais falada em Goa, o inglês e as línguas indianas como o concani (língua oficial de Goa) ou o hindu são as línguas preponderantes da região. Porém, de acordo com o jornal "Observador", em 2019, eram cerca de dois mil estudantes de português em Goa, e a quantidade de goeses que se interessam pelo idioma cresce com o passar do tempo.

Proponho-lhe que ouça agora um instrumental do grupo português Quinta do Bill intitulado Goa, Damão e Diu.

Sem comentários: