Através das histórias de família que minha mãe contava aos filhos, ficamos a saber de alguns ancestrais que praticavam este jogo. Mais tarde, através dos livros dos escritores: Aquilino Ribeiro, Camilo Castelo Branco, Júlio Machado, Agustina Bessa-Luís e do etnólogo Ernesto Veiga de Oliveira, percebemos melhor o que foi e o que é este jogo português.
"Explore, agora, as raízes profundas e pouco conhecidas do Jogo do Pau em Portugal, desde os tempos medievais até os dias atuais. Este vídeo mergulha nas diferentes armas e treinos específicos que moldaram essa tradição, destacando o protagonismo do "pau" como uma arma popular entre as classes mais baixas.
Viaje por regiões portuguesas enquanto descobre duelos judiciais medievais, as suas formalidades e como o Jogo do Pau resistiu às mudanças sociais e tecnológicas ao longo dos séculos.
Conheça mestres do Jogo do Pau, desde o século XIX até meados do século XX, explorando suas técnicas e influências em diferentes regiões do país. Lisboa, em particular, destaca-se como um bastião da tradição, onde o Jogo do Pau evoluiu para se tornar não apenas uma prática cultural, mas também um desporto.
É questionada a origem do Jogo do Pau e desvendada a falta de documentação, sugerindo que a sua história pode ser mais vasta do que a memória popular reconhece. Este vídeo é uma jornada única através do tempo, destacando como o Jogo do Pau Português não desapareceu naturalmente, mas sim se diferenciou do mundo moderno, preservando-se como uma arte de resistência que despertou o interesse de escritores, teólogos e antropólogos.Junte-se a nós nesta exploração fascinante de uma tradição que permanece viva, uma expressão autêntica da história, cultura e identidade de Portugal".
Sem comentários:
Enviar um comentário