sábado, março 23, 2024

O Shoujo ou Shōjo

 Rosa de Versalhes, de Riyoko Ikeda

O Shoujo ou Shōjo é uma categoria de histórias aos quadradinhos japonesa destinada ao público feminino adolescente e jovem adulto (dos 12 aos 18 anos). É uma das principais categorias de mangás ao lado de shonen, seinen e josei. O mangá Shoujo teve origem na cultura feminina japonesa na mudança para o século XX, principalmente a partir dos romances shōjo shōsetsu e jojōga (pinturas líricas). Os primeiros mangás shōjo foram publicados em revistas destinadas a adolescentes no início do século XX e verificou-se um período de desenvolvimento criativo a partir da década de 1950, quando começou formalizar-se como uma categoria distinta de mangá.

Inicialmente o Shoujo foi desenvolvido por artistas de mangá do sexo masculino, contudo, a partir das décadas de 1960 e 1970, tornou-se o principal género feito por artistas mulheres. Da década de 80 em diante, a categoria começou a ganhar popularidade e a diversificar o seu estilo artístico.

 Itazura Na Kiss - Kaoru Tada

Apesar de existirem certas convenções estéticas, visuais e narrativas associadas ao mangá shōjo, essas convenções mudaram e evoluíram ao longo do tempo, e nenhuma é estritamente exclusiva do mangá shōjo. No entanto, vários conceitos e temas passaram a estar tipicamente associados ao mangá shōjo, tanto visuais, (traços e formatos das personagens) quanto narrativos (o foco em relações românticas; personagens que desafiam papéis e estereótipos tradicionais em torno do género e sexualidade).

Os enredos são, na maioria dos casos, românticos, com protagonistas doces e recatadas (kawaii) e garotos sempre muito gentis e adoráveis.

Sem comentários: