sexta-feira, novembro 04, 2022

A Gastronomia Cubana

As comidas típicas (ou principais pratos) de Cuba são: 

  • Moros y Cristianos: é um prato tradicional  servido tanto nos restaurantes como nas casas cubanas  (veja a receita no vídeo abaixo). É a versão cubana do arroz com feijão, que é um prato encontrado em toda a América Latina, Caraíbas e no sul dos E.U.A..

Moros y Cristianos significa literalmente em português, Mouros e Cristãos, que é um festival que ocorre na Espanha, de forma a celebrar a Reconquista aos mouros entre os séculos VIII e XV. Uma versão deste festival existe nas Filipinas como o nome de moro-moro. Em Portugal e nos países lusófonos, esta festa ocorre de forma parecida, com o nome de Cavalhadas.
Moros y Cristianos é a versão cubana do arroz com feijão, em que os Moros são representados pelo feijão e os Cristianos pelo arroz.

  • Ajiaco: Um prato muito famoso, não só em Cuba, mas também em outros países latinos. É um prato feito à base de batata, frango e milho. A especificidade do Ajiaco tem a ver com o uso de ervas nativas. Neste caso, especificamente, é adicionada uma erva chamada Guasca e as batatas utilizadas são originais de Cuba. 
  • Arroz Con pollo: Um dos pratos mais comuns e badalados de Cuba. A especificidade deste prato é a cor amarelada do arroz que  é misturado e cozido com Achiote. O acompanhante principal deste arroz é o frango, que também é cozido com o arroz.
  • Ropa Vieja: Um prato muito tradicional, básico e de sabor é excelente. Os ingredientes são: carne de vaca desfiada misturada com arroz branco, feijão e salada para fechar o prato. O grão de bico é algo fundamental também nesta refeição. 
  • Tamales: Um prato que pode encontrar noutros países, mas cada um deles tem um tempero específico. O cubano é uma mistura de frango e milho.  Os tamales são parecidos com uma pamonha, bem macia e deliciosa! 

E agora quais são as sobremesas cubanas?

As suas tradicionais sobremesas são: rosquita, tortica de morón e biscocho. No fundo são bolachinhas mais secas, mas deliciosas.

Sem comentários: