O Épico dos Reis ou Livro dos Reis ou mesmo Xanamé (Shahnameh em persa) é uma grande obra poética escrita no século X, pelo escritor iraniano Ferdowsi, que narra a história e a mitologia do Irão, desde a criação do mundo até à sua conquista pelos árabes no século VII. A elaboração desta obra levou cerca de 30 anos e o livro é constituído por 62 histórias (990 capítulos) e 56 700 dísticos (estrofes de dois versos).
Após a conquista árabe, o pálavi falado no Império Sassânida desapareceu dos documentos escritos, sendo substituído pelo árabe. O idioma reaparece no século IX, já como persa moderno, resultante da transformação oral do pálavi, mediante a incorporação de palavras árabes. Embora o persa já fosse então utilizado por alguns escritores iranianos, nenhum deles tinha produzido uma obra literária tão significativa como a de Ferdowsi.
O Épico dos Reis é, por isso, visto como o momento do ressurgimento da língua persa e Ferdowsi considerado um herói nacional. Tal como a Divina Comédia de Dante estabeleceu os padrões da língua italiana, o Épico dos Reis correspondeu à certidão de nascimento da língua persa.
No vídeo abaixo pode ver o Shahnameh ou o Épico dos Reis Persas, obra-prima da literatura mundial, adaptado para a atualidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário