Maastricht é uma cidade dos Países Baixos. Contava com 122 491 habitantes em 2017 sendo uma das mais antigas cidades daquele país e, hoje, é capital da província de
Limburgo. Espalha-se por ambas as margens do
rio Mosa, na extremidade sudoeste dos
Países Baixos, num território estreito, encravado entre a
Bélgica e a Alemanha. O nome da cidade deriva dos seus nomes latinos,
Traiectum ad Mosam e
Mosae Traiectum (Travessia da Mosa), que se refere à ponte construída pelos romanos durante o reinado de César Augusto.
Há várias instituições que se localizam na cidade, entre as quais a Universidade de Maastricht e o Museu Bonnefanten, de arte.
Foi nesta cidade que, no ano de 1992 foi assinado o tratado de Maastricht, que substituiu o tratado de Roma de 1957. Tinha, como objetivo principal, a unificação monetária europeia, através do Euro, realizada em 1 de janeiro de 2002.
Mas, Maastricht, é também a cidade de origem dos Brum faialenses.
|
Brasão dos Brum faialenses |
Guilherme de Brum (
Wilhelm van der Bruyn Kamasch), natural de Maastricht, no último quartel do século XV (aproximadamente em 1480) emigrou para a
Ilha da Madeira, talvez porque esta ilha tenha sido um polo de atração da cultura e comércio do açúcar que, nos primeiros tempos do séculos XV, atraiu tanta gente (judeus, genoveses, venezianos, flamengos e franceses).
Guilherme de Brum casou com Violante Vaz Ferreira Pimentel. Ele e os filhos, ou só os filhos (António, Catarina e Cosme de Brum) migraram para a ilha açoriana do Faial onde se fixaram e se espalharam pelas ilhas, colónias e terras portuguesas.
Fontes: Armorial Lusitano; Famílias Faialenses (Marcelino Lima) e Imigração e Emigração nas Ilhas (Região Autónoma da Madeira)
Sem comentários:
Enviar um comentário