quinta-feira, junho 23, 2022

Maastricht: Cidade de Origem dos Brum Faialenses

Maastricht é uma cidade dos Países Baixos. Contava com 122 491 habitantes em 2017 sendo uma das mais antigas cidades daquele país e, hoje, é capital da província de Limburgo. Espalha-se por ambas as margens do rio Mosa, na extremidade sudoeste dos Países Baixos, num território estreito, encravado entre a Bélgica e a Alemanha. O nome da cidade deriva dos seus nomes latinos, Traiectum ad Mosam e Mosae Traiectum (Travessia da Mosa), que se refere à ponte construída pelos romanos durante o reinado de César Augusto.

Há várias instituições que se localizam na cidade, entre as quais a Universidade de Maastricht e o Museu Bonnefanten, de arte.

Foi nesta cidade que, no ano de 1992 foi assinado o tratado de Maastricht, que substituiu o tratado de Roma de 1957. Tinha, como objetivo principal, a unificação monetária europeia, através do Euro, realizada em 1 de janeiro de 2002.

Mas, Maastricht, é também a cidade de origem dos Brum faialenses.

Brasão dos Brum faialenses
Guilherme de Brum (Wilhelm van der Bruyn Kamasch), natural de Maastricht,  no último quartel do século XV (aproximadamente em 1480) emigrou para a Ilha da Madeira, talvez porque esta ilha tenha sido um polo de atração da cultura e comércio do açúcar que,  nos primeiros tempos do séculos XV, atraiu tanta gente (judeus, genoveses, venezianos, flamengos e franceses).

Guilherme de Brum casou com Violante Vaz Ferreira Pimentel. Ele e os filhos, ou só os filhos (António, Catarina e Cosme de Brum) migraram para a ilha açoriana do Faial onde se fixaram e se espalharam pelas ilhas, colónias  e terras portuguesas.

Fontes: Armorial Lusitano; Famílias Faialenses (Marcelino Lima) e Imigração e Emigração nas Ilhas (Região Autónoma da Madeira)

Sem comentários: