domingo, junho 27, 2021

Samsara

Samsara (2002) é um filme do género drama realizado por Pan Nalin e que conta no elenco com Shawn Ku, Christy Chung, Lhakpa Tsering.

O idílico Samsara é uma "história de amor espiritual", filmada nas imponentes montanhas geladas dos Himalaias e em especial nas magníficas paisagens de Ladakh. 

A palavra "Samsara" é o nome da doutrina hindu da reencarnação, que afirma que o espírito precisa passar por uma série de vidas terrenas enquanto evolui para atingir a sua meta. A analogia com a história do filme não poderia ser mais direta. 

O foco está centrado nas buscas empreendidas por duas pessoas diferentes. De um lado, um homem procura pelo esclarecimento espiritual por meio da renúncia ao mundo real. De outro, uma mulher quer encontrar o amor e uma nova vida inserida no mundo. Essas duas buscas, em determinado momento, cruzar-se-ão e ligarão irreversivelmente a vida dos personagens. 

O filme Samsara demorou seis anos a ficar concluído. O resultado final, além de discutir a essência do budismo de uma maneira nada convencional, é de uma beleza plástica arrebatadora, com uma luz belíssima e interpretações sinceras. O mérito é todo de Pan Nalin, cineasta autodidata nascido na Índia, numa família de hinduístas e budistas.

Sinopse:

Tashi (Shawn Ku), um jovem monge budista, volta ao seu mosteiro depois de passar três anos, três meses, três dias e três horas numa isolada maratona de meditação nas montanhas a fim de se encontrar com o seu lado espiritual. 

Ao voltar para vida religiosa, Tashi passa a ser atormentado por uma paixão avassaladora por uma dançarina, e começa a desejar ter uma vida comum de posses e consumo. Ele vai ter que lutar contra si mesmo e contra os seus pensamentos para ser plenamente feliz. 

O empurrão final para que o monge experimente uma nova vida vem na forma da filha de um agricultor local, a jovem e bela Pema (Christy Chung). 

A contragosto do ancião Apo (Sherab Sangey), o ex-monge deixa o mosteiro e parte para o mundo com uma sede de descobrimento comparável apenas ao seu antigo fervor religioso.

Sem comentários: