quarta-feira, junho 30, 2021

A Propósito de Orgulho e Preconceito

A propósito de Jane Austen e da sua obra, Orgulho e Preconceito, proponho-lhe que veja o vídeo abaixo. A clássica comédia romântica de Jane Austen como nunca a viu!

Jane Austen (1775 - 1817) foi uma escritora inglesa. A ironia que utilizou para descrever as personagens dos seus romances coloca-a entre os clássicos. A sua aceitação, inclusive na atualidade, fez dela e das suas obras objeto de estudo académico, alcançando um público bastante amplo.

Nascida em Steventon, Hampshire, de uma família pertencente à nobreza agrária, a sua situação e ambiente serviram de contexto para todas as suas obras, cujo tema gira em torno do casamento da protagonista. A inocência das obras de Austen é apenas aparente, e pode ser interpretada de várias maneiras.

Se achava que Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, era uma história para rapariguinhas inocentes, como uma típica comédia romântica, enganou-se. Através do livro, a autora questiona a Inglaterra do século XIX. O casamento dentro da história serve para ilustrar a hierarquia da sociedade inglesa da época e muitas das amarras sociais que as mulheres enfrentavam.

Além da crítica social, a obra tem características do que hoje conhecemos como feminismo. Isto porque Elizabeth Bennet, a protagonista, é uma personagem que não se conforma com as regras do jogo social, mas que as questiona a todo instante. Casamento sem amor? Aprender a bordar? Saber costurar? Aprender a tocar piano? Para Lizzy tudo isto é questionável. 

Então não se deixe enganar: ainda que à primeira vista o filme, a série ou o livro possam parecer sobre casamento e final feliz, há muito mais neste romance.

Além de Orgulho e Preconceito, outros livros de Jane Austen, também foram adaptados ao cinema, para séries de TV e até para a internet! 

Sem comentários: