terça-feira, junho 04, 2019

As Túberas

As túberas, também conhecidas por "trufas brancas" (embora sejam de outra família) túberas, batatilhas, tubras ou criadilhas, são um fungo que cresce debaixo da terra e que pertence à família das Terfezias (a principal variedade integra-se na família Terfezia Arenaria)

As túberas não existem apenas no Alentejo (onde é considerada como o Ouro Alentejano e uma das maravilhas da gastronomia local) mas também por todo o país e como não são exploradas há muitos anos existem em abundância em vários locais.
Daí os festivais de "Criadilhas", como as designam nas Beiras, espalhados por várias terras, a que se associam outros cogumelos.

Há várias receitas para se confecionarem as Túberas e uma das opções é serem cozinhadas com ovos. 
Primeiro, deve lavá-las bem para tirar toda a terra porque, normalmente, estão cheias de areia incrustada na pele.

Depois descasque-as e lave-as novamente para tirar qualquer resto de terra que possa ter ficado agarrado.
Corte-as então às fatias fininhas e guarde. Corte uma cebola em fatias na forma de meia lua e deixe-a alourar em azeite durante um minuto. Depois junte as túbaras e deixe-as cozinhar durante dez minutos em lume brando.
Quando começarem a ficar mais escuras, coloque o sal, a pimenta e junte oito ovos. Não os bata, misture-os apenas na frigideira com o lume mais forte. Mal a clara começar a ficar cozinhada, tire tudo para fora da frigideira e sirva. O ideal é conseguir que os ovos fiquem com a gema mal passada para não secarem.
É uma óptima entrada ou um prato principal para quem está de dieta. Acompanhe com uns grelos salteados e já está. 

Sem comentários: