A Lobélia Azul (Lobelia erinus) é uma planta de uma beleza exuberante, que pode ser utilizada em paisagismo (atenção que é tóxica), devido ao efeito calmante provocado pelas suas belas flores azuis.
Aprecia o clima ameno e adapta-se a diversas regiões, comportando-se como uma planta anual em climas temperados a subtropicais e bienal em climas tropicais a equatoriais. A origem desta planta é o continente africano em especial a África do Sul, o Malawi, e a Namíbia.
As pequenas flores tubulares, que surgem em profusão na primavera e verão, têm aspecto assimétrico e peculiar. Sendo que as duas pétalas superiores são eretas e pequenas, e as três pétalas inferiores são grandes e unidas formam a "pista de pouso" dos polinizadores.
As cores das flores variam do branco ao azul escuro, com o centro amarelo ou branco. Atualmente existe muitas variedades, entre as quais podemos citar: a "Alba" (de flores brancas), a "Florepleno"(de flores dobradas), a "Grandiflora" (de flores grandes), a "Speciosa" (pendente), a "Blue Moon" (de flores azuis), a "Crystal Palace" (folhagem bronzeada), a "Rosamunde" (flores vermelhas), entre outras.
Sem comentários:
Enviar um comentário