O Conjunto António Mafra formou-se em 1958. Começaram numa noite de São João, mesmo no Cantinho da Rambóia, junto à Torre dos Clérigos. "Ai, cachopa, se queres ser bonita/arrebita, arrebita, arrebita" é o refrão do seu primeiro grande êxito.
A liderança cabia a António Mafra que acumulava as funções de compositor e letrista ao seu instrumento, a guitarra portuguesa. Manuel Barros era a voz principal do grupo.
Trata-se de um conjunto de raízes populares que atingiu popularidade, com mais de 80 discos gravados em 53 anos de carreira. Os principais sucessos do grupo são Arrebita, O Carteiro, Ora Vejam Lá, entre outros.
Com a morte de António Mafra em 1977, o grupo acaba por parar. Contudo, em meados da década de 1980 retorna em força, após um convite para tocar no concurso 1, 2, 3, da RTP.
Manel Campanhã junta-se ao grupo e a guitarra portuguesa é substituída pela braguesa e pelo cavaquinho.
Em 2004 é editada uma compilação na série "Melhor dos Melhores" da Movieplay.
Em 2007 foi lançado do álbum 7 e pico, 8 e coisa, 9 e tal do grupo Vozes da Rádio que contou com a participação de Rui Reininho, Sérgio Castro, Carlos Tê, Miguel Guedes, Manuela Azevedo, Rui Veloso, Sérgio Godinho, Newmax, Vítor Silva, Sérgio Silva e dos elementos do Conjunto António Mafra.
O Vamos lá pro São João!
Sem comentários:
Enviar um comentário