"Citizen Kane" ou "O Mundo a Seus Pés" é um filme dramático norte-americano, realizado por Orson Welles (1915-1985).
"Citizen Kane", considerado hoje como um dos 10 melhores filmes de sempre, foi a primeira longa-metragem realizada por Orson Welles, considerado um rapaz prodígio, e que tinha conquistado fama com as suas peças de teatro e as suas narrações nas rádios canadianas. Realizado em 1941, quando Welles tinha cerca de 24 anos e sem qualquer experiência anterior em cinema, este filme ganhou o estatuto de imortal, graças ao argumento e às inovações técnicas que apresentava, sobretudo no que se refere às técnicas narrativas e aos enquadramentos cinematográficos.
O filme foi considerado, por grande parte da crítica especializada, como o maior filme da história até àquele momento, figurando em primeiro lugar na lista do American Film Institute (AFI). Ainda hoje quando os críticos de todo o mundo se juntam para atribuir o galardão do melhor filme de todos os tempos, quase sempre ganha "O Mundo a Seus Pés" de Orson Welles.
Sinopse:
Baseado na realidade, o filme conta o percurso de vida de um magnata dos jornais Charles Foster Kane, que tinha o mundo a seus pés, mas era o homem mais solitário do mundo.
A história começa na mansão do "tycoon", quando este morre sozinho e deixa escapar uma palavra: Rosebud.
Procurando saber o significado da palavra, um jornalista entrevista várias pessoas que rodearam o magnata quando ele era vivo e descobre coisas assombrosas acerca dele.
Com o próprio Orson Welles no papel principal, rodeado por Joseph Cotten, Dorothy Comingore e Agnes Moorehead, entre outros actores, o filme é um dos hinos mais pungentes à Humanidade que o cinema já produziu.
Sem comentários:
Enviar um comentário