O Alzheimer, é uma doença degenerativa actualmente incurável mas que possui tratamento. As pessoas com doença de Alzheimer tornam-se confusas, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmas quando colocadas frente a um espelho.
À medida que a doença evolui, tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação inviabiliza-se e passam a necessitar de cuidados e supervisão permanente, até mesmo para as actividades elementares do quotidiano como alimentação, higiene, vestuário, etc..
Muitas vezes, pode ser difícil perceber a diferença entre as mudanças características do envelhecimento e os primeiros sinais da Doença de Alzheimer. A perda de memória é uma característica natural do envelhecimento. Mas quando a perda de memória começa a perturbar a vida quotidiana da pessoa, já não estamos a falar de algo natural, mas sim daquilo que poderá ser um sintoma de demência. De seguida, deixo-o com os dez sinais de alerta desta doença:
1 - Perda de Memória
2 - Dificuldade em planear ou resolver problemas
3 - Dificuldade em executar tarefas familiares
4 - Perda da noção de tempo e desorientação
5 - Dificuldade em perceber imagens visuais e relações especiais
6 - Problemas de linguagem
7 - Trocar o lugar das coisas
8 - Discernimento fraco ou diminuído
9 - Afastamento do trabalho e da vida social
10 - Alterações de humor e personalidade
Proponho-lhe, também, que veja o vídeo que se segue. É um documentário curto, didáctico, legendado em português e que serve principalmente para se ficar com uma ideia do que é a doença. Este documentário foi concebido para ser visto a qualquer hora e em qualquer local. Não perca!.
Sem comentários:
Enviar um comentário