Aqui fica a sugestão de hoje: um passeio pelo Porto. Até porque o S. João se comemora já na próxima madrugada, e o Porto vai estar em festa.
A cidade do Porto que é conhecida como a Cidade Invicta e como a Capital do Norte, foi considerada pela Lonely Planet, no Top 10 dos destinos europeus para 2013. O Porto é um dos destinos turísticos mais antigos da Europa e beneficia de uma localização geográfica privilegiada, complementada por uma moderna rede de transportes.
É a 2ª cidade portuguesa (é uma cidade global de tipo gama) e fica situada no noroeste da Península Ibérica. Tem 41,66 km² de área, e uma população de 237.584 habitantes (2011). É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho (o vinho do Porto), pelas suas pontes e arquitectura contemporânea e antiga, o seu centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO, bem como pela sua gastronomia.
O São João do Porto é uma festa popular, que tem lugar de 23 para 24 de Junho, em que se celebra o nascimento de São João Baptista. Trata-se de uma festa cheia de tradições, das quais se destacam o lançamento de balões de ar quente, os martelos de plástico usados para bater nas cabeças das pessoas que passam, os alhos-porros, os ramos de cidreira e de limonete, usados para pôr na cara das pessoas que passam e as cascatas sanjoaninas. Existem, ainda, os tradicionais saltos sobre as fogueiras espalhadas pela cidade, normalmente nos bairros mais tradicionais; os vasos de manjericos com versos populares e o tradicional fogo de artifício à meia-noite, junto ao Rio Douro e à ponte Dom Luís I.
Além de tudo isto, existem vários arraiais populares por toda a cidade, especialmente, nos bairros das Fontainhas, Miragaia, Massarelos, entre outros. Nos arraiais, normalmente, existe música popular e quase sempre, boa comida, em especial, sardinhas e carnes grelhadas. A festa dura até às quatro ou cinco horas da madrugada. Os mais resistentes, percorrem, depois, toda a marginal desde a Ribeira até à Foz do Douro onde terminam a noite na praia, aguardando pelo nascer do sol.
Se não puder ir até lá, veja o belíssimo filme que se segue, e que foi realizado por Emílio de Azevedo Campos.
Sem comentários:
Enviar um comentário