quarta-feira, fevereiro 16, 2011

"HOJE BATTISTI, AMANHÃ TU"

Cesare Battisti (Sermoneta, 1954) é um escritor italiano, antigo membro dos Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). Este grupo armado de extrema esquerda, esteve ativo na Itália no fim dos anos 1970 – os chamados anos de chumbo – período marcado por ataques terroristas de organizações da extrema esquerda e da extrema direita.
Em 1987, Battisti foi condenado pela justiça italiana à prisão perpétua, com restrição de luz solar, pela autoria direta ou indireta dos quatro homicídios atribuídos aos PAC – além de assaltos e outros delitos menores, igualmente atribuídos ao grupo. Na Itália é considerado um terrorista. No entanto, Battisti diz-se inocente.
Viveu em França de onde fugiu em 2004, para o Brasil. Em 2007 o governo da Itália apresentou o pedido de extradição, seguindo-se a prisão preventiva de Battisti. Em 2009, o Supremo Tribunal Federal brasileiro autorizou a extradição mas definiu que a decisão final caberia ao presidente da República. Battisti permaneceu preso num Complexo Penitenciário, em Brasília, até dezembro de 2010. No final de dezembro o presidente Lula da Silva anunciou que decidira não conceder a extradição do ex-militante italiano. Esta atitude teve grande repercussão e foi duramente criticada tanto pela opinião pública quanto pelo governo de Itália, que anunciou a convocação do seu embaixador em Brasília.
"Hoje Battisti, Amanhã Tu" é uma canção inédita de Manuela de Freitas e José Mário Branco (letra e música). Um grupo de cantores ( Aldina Duarte; Amélia Muge;Camané;Duo Diana & Pedro; Duo Virgem Suta; Fernando Mota; João Gil; Jorge Moniz;Jorge Ribeiro (grupo Baile Popular); José Mário Branco; Luanda Cozetti (Couple Coffee); Norton Daiello (Couple Coffee); Paulo de Carvalho; Pedro Branco e Tim) muito conhecidos na música portuguesa, juntou-se para a interpretar como forma de apoio à não extradição de Cesare Battisti, contribuindo assim para a iniciativa da Comissão de Apoio (Portugal) a Cesare Battisti.
Para além dos cantores, há a destacar a participação dos instrumentistas: José Peixoto (guitarra/violão); Norton Daiello (baixo elétrico); Fernando Mota e José Mário Branco (percussões); Paulo Curado (flauta e sax soprano). A captação e mistura áudio esteve a cargo de Fernando Mota, as imagens foram filmadas por Rui Ribeiro; a montagem vídeo é da responsabilidade de Nelson Guerreiro. Esta iniciativa foi gravada e filmada em Lisboa (Portugal), em 25 de Janeiro de 2011.

Sem comentários: