quinta-feira, maio 13, 2010

O menino que domou o vento

Escondido entre a Zâmbia, a Tanzânia e Moçambique, o Malawi é um país rural com 15 milhões de habitantes. A três horas de carro da capital Lilongwe, a vila de Wimbe, vê um rapazito de 14 anos a juntar entulho e madeira perto de casa. A aparente brincadeira fica séria quando, dois meses depois, o menino ergue uma torre de cinco metros de altura. Uma roda de bicicleta, peças de trator e canos de plástico ligam-se no alto da torre e, de repente, o vento faz girar umas pás. Ele liga um fio e uma lâmpada acende-se. O menino acaba de criar eletricidade utilizando para isso a energia eólica.
Como é que foi possível isto acontecer?
Foi possível consultando dois livros de física elementar e juntando um monte de lixo. Conseguiu assim, utilizando o vento, produzir energia eléctrica. Com esta energia o jovem abastece lâmpadas e telemóveis na sua vila do interior da África.
O menino e a importância das suas descobertas cresceram. William Kamkwamba, agora com 22 anos, já foi convidado para talk shows e deu palestras no Fórum Económico Mundial. Tem um site oficial, uma autobiografia (The Boy Who Harnessed the Wind - O Menino que Domou o Vento) e um documentário a caminho. Este enorme sucesso deve-se à conjugação de diversos factores: miséria, dedicação, senso de oportunidade e uma enorme quantidade de lixo.
A miséria impediu-o de continuar na escola. Começou, então, a frequentar uma biblioteca comunitária a 2 km de casa. No meio de três estantes com livros doados pelo Reino Unido, EUA, Zâmbia e Zimbábue, Kamkwamba encontrou obras de ciências e física. Um dos livros de física explicava como funcionam motores e geradores. "Eu não entendia inglês muito bem, então associava palavras e imagens e aprendi física básica." O outro livro chamava-se Usando Energia. Tinha moinhos na capa e afirmava que eles podiam bombear água e gerar eletricidade. "Bombear um poço significava irrigar, e meu pai podia ter duas colheitas por ano. Nunca mais passaríamos fome! Então decidi construir um daqueles moinhos."
"Estás a fumar muita maconha. Estás a ficar maluco." Era isso que Kamkwamba ouvia enquanto carregava sucata e canos para seu projecto. "
"Conseguimos energia para quatro lâmpadas e as pessoas começaram a vir carregar os seus telemóveis".
A história chegou aos ouvidos do director da ONG que mantinha a biblioteca. Ele trouxe a imprensa e o rapaz foi destaque no jornal local. E daí para a frente tudo mudou. Segundo disse nas suas entrevistas "Agora posso ler à noite e a minha família pode irrigar a plantação".
Continuou a estudar e apesar de não ter mudado em nada a sua humildade, o sucesso e as oportunidades de estudo tornaram-no mais ambicioso: "Quero voltar ao Malawi e instalar energia barata e renovável nas vilas".
Escrito por William Kamkwamba em conjunto com o jornalista Bryan Mealer, The Boy Who Harnessed the Wind foi lançado em 29 de Setembro nos EUA e ficou entre os dez mais, da livraria virtual Amazon.

Sem comentários: