quarta-feira, abril 28, 2010

Não Dêem Cabo do Mundo

Quadrilha é uma banda portuguesa de música folclórica, cujo estilo resulta da fusão de elementos da música tradicional portuguesa e da música celta. Formada em 1991 por Sebastião Antunes, mentor, compositor, letrista e intérprete, a banda é actualmente composta por Nick Cook (violino), Amadeu Magalhães (bandolim, gaita de foles), Pierre Escodo (concertina, acordeão, teclas), Rui Rechena (baixo) e Luís Bento (bateria).
O objectivo de Sebastião Antunes, mentor do que em tempos foram os “Peace Makers”, é fazer a fusão entre formas próprias da tradição portuguesa e uma certa sonoridade celta. Por outro lado, tem uma preocupação - fazer chegar a música popular às classes etárias mais novas. Segundo o próprio, é muito importante que os jovens se identifiquem com a sua música e, acima de tudo, que sintam que é algo que lhes pertence.
Os motivos das suas canções podem passar pelos homens do mar e as suas crenças, as gentes da terra e as suas lendas, as histórias contadas à lareira, as moças brejeiras, as sortes da lua, os encantos da noite, etc. Esta banda amante da música popular portuguesa, faz a festa por onde passa. Umas vezes em tom de grande folia, outras na ternura e na calma de uma balada, mas sempre com o som único e característico que identifica a banda.
Ao vivo, o espectáculo da Quadrilha transpira alegria e emoção. A música é a mistura de sonoridades provenientes do violino, da concertina e das flautas, sobre uma base rítmica forte. A Quadrilha consegue, ainda, aliar as melodias tradicionais à modernidade e sonoridade derivadas da “pop”.
Não deixe de os ver e ouvir aqui. No vídeo que escolhi interpretam o tema "Não Dêem Cabo do Mundo". Esta música tem tudo a ver com os conflitos regionais que proliferam no mundo globalizado deste início do século XXI. Se quiser ver esta ou outras letras da banda, clique aqui.

Sem comentários: