sábado, maio 07, 2022

O Frango Frito ou "Fried Chicken"

O frango frito, ou "fried chicken", é uma das mais populares comidas americanas e um protagonista em filmes e séries deste país. 

É constituído por pedaços de frango temperados, panados e fritos. Está muito associado à gastronomia do Sul dos Estados Unidos e pode ser considerado um aperitivo, acompanhado de batata frita, salada de repolho, milho cozido, puré de batata e, até  feijão!

A expressão em inglês dos EUA, "fried chicken", foi registada pela primeira vez na década de 1830 e frequentemente aparece em livros de receitas americanos das décadas de 1860 e 1870. A origem do frango frito nos estados do sul da América está relacionada com as culinárias escocesa e da África Ocidental.  O frango frito escocês era cozido em gordura (embora não temperado) enquanto o frango frito da África Ocidental era temperado e cozido em óleo de palma. As técnicas de fritura escocesas e as técnicas de tempero africanas foram usadas no sul americano por escravos africanos, tendo contribuído para a evolução desta receita. 

O frango frito forneceu alguns meios de subsistência a mulheres afro-americanas escravizadas e segregadas, que se tornaram notáveis ​​​​vendedoras de aves (vivas ou cozidas) já na década de 1730. Por causa disso e da natureza cara dos ingredientes, era, apesar da crença popular, um prato raro na comunidade afro-americana, reservado (como na África) só para ocasiões especiais. 

O frango frito ao estilo americano passou gradualmente para o uso comum como um prato geral do sul, especialmente após a abolição da escravatura e a sua popularidade espalhou-se. 

O frango frito continua a ser uma das principais escolhas desta região para o "jantar de domingo". Feriados como o Dia da Independência e outros encontros costumam apresentar também este prato. Durante o século 20, redes de restaurantes especializaram-se em frango frito dando origem ao auge da indústria de fast food, pelo que marcas como a Kentucky Fried Chicken e a Popeyes eBojangles se tenham expandido nos Estados Unidos e no resto do mundo.

Sem comentários: