quarta-feira, janeiro 22, 2020

O Dia de São Vicente e os Moletinhos

O Dia de São Vicente celebra-se hoje 22 de janeiro.
Vicente de Saragoça, ou São Vicente de Fora, foi um mártir espanhol que viveu entre o século III e o século IV, e que se negou a adorar os deuses pagãos do império romano, quando Diocleciano era imperador. Por essa recusa, Vicente foi brutalmente martirizado até morrer, possivelmente a 22 de janeiro de 304. O seu corpo foi atirado aos animais, mas terá sido protegido por um corvo para não ser devorado, o que levou o povo a considerar Vicente um santo. São Vicente é desde 1173 o padroeiro oficial da cidade de Lisboa e está ligado à nau e aos dois corvos (e respetiva lenda) que figuram no brasão da cidade.
Os Moletinhos
Estes doces são típicos de Braga e foram criados entre finais do séc. XIX e inícios do séc. XX.
Com uma massa semelhante à dos pãezinhos de leite, os Moletinhos são ainda mais deliciosos por causa do açúcar com os quais são polvilhados.
Embora hoje em dia seja comum encontrá-los durante todo o ano, há pastelarias que só os servem na data tradicional, ou seja, nas festa do dia de S. Vicente e no dia 19 de março, pelas festas de S. José e de S. Lázaro e também para celebrar o Dia do Pai. Entretanto, se os quiser fazer, aqui vai uma receita.

Ingredientes
500 g de farinha
20 g de fermento de padeiro
2 dl de natas
100 g de açúcar
2 ovos (cerca de 50 g cada um)
90 g de leite
meia colher de café de sal
a polpa de meia vagem de baunilha
1 gema de ovo + 1 colher de sopa de leite

Preparação
Numa bacia colocar todos os ingredientes e desfazer o fermento de padeiro em pequenos bocados.
Amassar durante 10 a 15 minutos (na batedeira com as varas próprias para bater este tipo de massa mais consistente). A massa estará no ponto adequado quando retirar as varas da massa e esta se despegar bem, não ficando quase nada agarrado.
No final deste tempo, polvilhar a bola de massa com farinha, envolver a bacia com um pano, e deixar repousar (para levedar) de forma a que a massa duplique o seu volume (à temperatura ambiente deverá demorar cerca de 2 ou 3 horas).
Um truque para acelerar o processo é ligar o forno durante 10 m a 30ºC e depois de o desligar colocar lá a bacia a repousar.
Passado este tempo, coloque a bola de massa na bancada previamente polvilhada com farinha. Comece a formar pequenas bolas de massa (40 a 50 g cada). É importante, contudo, enrolar bem as bolinhas de massa, e aperta-las bem, para que elas fermentem melhor. Coloque as bolinhas numa forma ou tabuleiro alto de ir ao forno, forrado com papel vegetal. Idealmente as bolinhas não devem tocar umas nas outras (ou tocar apenas ligeiramente).
Coloque no frigorífico durante a noite. Durante este tempo, os moletinhos deverão duplicar de tamanho, estando agora todos encostados uns aos outros. Se tiver pressa, não coloque no frigorífico, deixe à temperatura ambiente e verá que os moletinhos levedarão mais depressa, mas não aconselho esta última opção. Devemos dar o tempo suficiente ao fermento para trabalhar a massa dos moletinhos; por isso é que eles são tão fofos.
Quando tiverem duplicado o tamanho, ligue o forno a 180º C.
Pincele os moletinhos com uma gema de ovo diluída numa colher de sopa de leite e polvilhe com açúcar. Leve ao forno durante 20 a 25 minutos, até ficarem bem dourados.
Quentinhos, mornos, frios, simples, com manteiga, ou com doce, é só aproveitar.
Conservam-se alguns dias numa caixa hermeticamente fechada.

Sem comentários: