Este fenómeno foi mais visível no hemisfério norte e veio acompanhado, também, por um eclipse lunar (o eclipse, no entanto, não foi visível em todo o planeta).
O que é a Super Lua?
A Super Lua acontece, quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra (perigeu) no percurso de translação em redor do nosso planeta.
Super Lua em Roma |
O que é a Lua Azul
Considera-se que uma Lua cheia é uma Lua Azul quando duas luas cheias acontecem no mesmo mês. A primeira Lua Cheia de janeiro ocorreu logo no dia 1 às 22 horas e a segunda chegou na tarde de terça-feira quando eram, precisamente, 14 horas, 27 minutos e 46 segundos. O facto de haver duas luas cheias no mesmo mês é relativamente incomum e por isso o fenómeno foi batizado de Lua Azul.
O que é a Lua de Sangue?
O último fenómeno astronómico deste 31 de janeiro foi a Lua de Sangue. Durante o decorrer do eclipse, a atmosfera da Terra filtrou a luz azul e verde dos raios solares, mas deixou passar a luz vermelha. Por isso, a Lua ficou tingida pelo reflexo do brilho avermelhado que lhe chegou procedente da nossa atmosfera.
Portanto, esta Lua de Sangue só foi visível apenas nas partes do planeta onde o eclipse pode ser visto.
O eclipse não podeser visto na América do Sul, na África e na Europa Ocidental (Portugal esteve portanto excluído), mas foi visível na América do Norte durante a madrugada de 31 de janeiro. Na Ásia, Austrália, Nova Zelândia e leste da Rússia será possível ver o eclipse lunar total.
O que é um Eclipse lunar?
Este fenómeno acontece quando a Terra, o Sol e a Lua estão alinhados, resultando num eclipse lunar total. A Lua cheia coincide com o momento em que a Lua entra na sombra da Terra, produzindo assim um eclipse.
Sem comentários:
Enviar um comentário