O Amorphophallus titanum, conhecido pelos nomes comuns de jarro-titã e flor-cadáver, é a espécie que produz um gigantesco espádice que se considera a maior inflorescência do mundo. Quando desabrocha, a inflorescência chega a atingir três metros de altura e pode pesar até 75 quilogramas.
O seu nome científico Amorphophallus titanum significa, literalmente: falo gigante sem forma.
Quem a descobriu foi o botânico italiano Odoardo Beccari, em 1878.
Na realidade, apesar de ser por vezes considerada a maior flor do mundo, produz uma inflorescência, pelo que a maior flor de facto é a Rafflesia arnoldii, nativa do mesmo continente.
Pode viver até 40 anos, mas só floresce duas ou três vezes. Os florescimentos são raros porque a planta é muito difícil de cultivar, incluindo em condições ideais.
Aquando da floração, exala um forte odor a carne podre que atrai insetos.
Começa a sua vida como um pequeno tubérculo, então solta uma única coluna afilada que cresce furiosamente, até 16,6 centímetros por dia.
Esta planta tuberosa, cultivada em diversos jardins botânicos, é um endemismo das florestas tropicais do oeste de Sumatra, uma ilha da Indonésia, no Oceano Índico, onde é conhecida como "flor-cadáver". Este nome pode derivar do cheiro nauseabundo que exala.
Sem comentários:
Enviar um comentário