Oiça Dorival Caymmi, em "Dois de fevereiro".
Já agora fique a saber que dia 2 de Fevereiro é dia de Yemanjá. Yemanjá é o orixá africano do povo Egba divindade das águas doces e salgadas. É também conhecida no Brasil pelos epítetos Iyá Ori, Mãe d'água, Rainha do Mar, Sereia, Inaê, Aiucá, ou Maria princesa do Aioká, sendo por vezes confundida com o Nkisi Ndanda Lunda e a entidade Mami Wata. É conhecida popularmente como Dona Janaína.
Manifesta-se aos iniciados nos seus mistérios (eleguns) ou médiuns através de possessão ou transe, ato em que os orixás nas palavras de R. S. Barbara: "vêm para dançar e mostrar os seus poderes, representando em gestos as suas ações míticas".
No palco, Daúde, Margareth Menezes, Martinália, Luciana Mello, Rosa Marya Colyn e Paula Lima, negras de diferentes gerações e estilos, representam os sete arquétipos da iyabá (o mito, a mulher).
A lenda de Yemanjá é contada no decorrer do vídeo por Mãe Railda, sacerdotisa do Ilê Axé Opô Afonjá - Ilê Oxum, de Brasília, intercalando os solos e duetos das cantoras. Entre as músicas mais conhecidas estão "Conto de Areia", composta por Toninho Nascimento e Romildo Bastos; "Arrastão", de Edu Lobo e Vinícius de Morais; e "Caminhos do Mar", de Dudu Falcão.
O show foi realizado em Brasília, em agosto de 2010. O momento mais emocionante foi o do encerramento, vídeo, abaixo, quando as sete divas interpretaram, juntas, as canções "Lenda das Sereias", de Vicente, Dionel e Veloso; e "Dois de Fevereiro", de Dorival Caymmi - todas em homenagem a Iemanjá.
Vale a pena conferir! Ora veja.
Sem comentários:
Enviar um comentário