Este é mais um doce tradicional originário de Vila Real, associado a lendas e histórias. Esta é mais uma receita da nossa gastronomia associada à religião e aos seus santos.
São Lázaro celebra-se a 17 de dezembro. O seu nome, de origem hebraica, significa "o que Deus ajudou".
Reza a história que, a doença das "bexigas" (designação popular dada à varíola) matou muita gente em Vila Real e arredores. Poupou, contudo, os moradores do Bairro dos Ferreiros, que eram muito devotos de São Lázaro, protetor contra o mal das "bexigas", cuja imagem veneravam na antiga capela de Santa Margarida.
Desde estão, esta capela passou a ser conhecida como capela de São Lázaro, e os devotos passaram a levar-lhe como oferendas uns bolinhos que se apresentam com forma funda a imitar a cicatriz que a doença das "bexigas" deixa no rosto das pessoas. Os biscoitos ganharam, por isso, o nome de "Bexigas de São Lázaro". Se quiser conhecer mais histórias ou obter mais informações sobre este doce, basta clicar aqui e aqui.
"Bexigas de São Lázaro"
Ingredientes
125 gr de açúcar,
220 gr de farinha,
0,5 dl de água,
raspa de um limão e
um pouco de azeite (q.b.).
Preparação
Amassa-se tudo muito bem até conseguir uma massa uniforme. Forma-se um rolo com esta massa. Corta-se às rodelas com três centímetros de espessura. Prepara-se um tabuleiro de ir ao forno untando-o com um pouco de azeite. Colocam-se aí discos de massa. Depois dá-se-lhes uma dedada no meio de cada um o que simbolizará a representação da "bexiga". Vai ao forno aquecido a cento e oitenta graus, durante cerca de vinte minutos.
Depois de retirar o tabuleiro do forno, deve deixar arrefecer os biscoitos.
Para terminar a receita é necessário ainda colocar ao lume 250 gr de açúcar com 190 mililitros de água. Deixe ferver durante um minuto. Depois mergulhe as "bexigas" nesta calda e escorra-as numa rede. E estão prontas as "Bexigas de São Lázaro".
Bom apetite e... antecipados votos de Bom Natal.
Sem comentários:
Enviar um comentário