quarta-feira, maio 06, 2015

As Ilhas do Ontem e do Amanhã

As ilhas Diómedes são ilhas rochosas de origem vulcânica, pertencentes à Rússia e aos Estados Unidos e que se situam no estreito de Bering.
O conjunto é formado por duas ilhas, distanciadas apenas 4 km uma da outra: A ilha de Ratmanov ou Grande Diómedes pertencente à Rússia, e a Pequena Diómedes, que está na posse dos Estados Unidos.
A Diómede Menor chama-se em Inupiaq, de Ignaluk (ou Ilha Krusenstern), está próxima do Alasca, tem uma área de 7,3 km² e cerca de 140 habitantes.
A Maior, também é conhecida por ilha de Ratmanov Imaqliq, Inaliq, Nunarbuk, tem uma área  de 29 km² e é desabitada.
Hoje há um povoamento esquimó, na cidade de Diómede, no oeste da ilha da Diómede Menor, com aproximadamente 140 pessoas e 30 edificações.
Segundo os entendidos no assunto, este local é habitado há cerca de 3000 anos e servia como base para os caçadores esquimós.
Aqui a vida não é fácil. Mas, existe o básico: uma escola, um posto de saúde, geradores de energia, tanques para armazenamento de água de uma fonte, internet, TV por satélite, telefone e uma lojinha que vende roupas, comida, armas, munições e combustível. O que aqui não existir, é encomendado no Walmart de Anchorage, no continente.
Estas ilhas têm algo inusitado: no inverno, o mar que as separa, congela e… dá para ir a pé de uma para a outra.
Há anos que está proposto um projecto de construção de uma ponte intercontinental  (Ponte Intercontinental da Paz) passando pelas ilhas Diómedes e que permitiria o trânsito entre o Alasca e o Extremo Oriente russo.
Mas, ainda há outra curiosidade relativamente às Diómedes. Elas são atravessadas pela linha internacional de mudança de data, pelo que são conhecidas também pela ilha do Ontem e a Ilha do Amanhã (a ilha russa está sempre um dia adiante da ilha norte-americana) ou seja qualquer percurso
entre elas terá uma diferença de 24 horas....
Humberto Eco, no romance "A Ilha do dia antes" explora muito bem as particularidades de viver nas Diómedes...
Então fique a conhecer melhor, através da apresentação e do vídeo que se seguem, estas duas ilhas onde os EUA e a Rússia, o Leste e o Oeste se encontram.  Este é o ponto de encontro, não só de dois continentes, de dois países, mas também de duas culturas diferentes.    E agora o vídeo.

Sem comentários: