sexta-feira, novembro 11, 2011

Quadras a São Martinho

Há muitos anos que eu ouvia,
Ainda era pequenino,
Que o dia 11 de Novembro
Era dia de S. Martinho

Já lá vão 60 anos,
E recordo com carinho,
O meu avô me dizia
Hoje vamos provar o vinho

Se não houvesse castanhas,
Ou se fossem miudinhas
a minha avó nos dizia
hoje vamos comer sardinhas

Nunca mais me esqueci
dessas falas de carinho
que sardinhas ou castanhas
só mesmo dia de S. Martinho

Tudo isto está gravado
dentro do meu coração
nunca me esqueci
e mantenho a tradição

O dia 11 de Novembro
Vamos todos recordar
Provando o nosso vinho
E as castanhas assar

Vamos manter a tradição
Com afecto e carinho
Esse dia importante
Pois é dia de S. Martinho

Se não tiveres castanhas
Ou não as possas comer
Vamos assar sardinhas
E a boa pinga beber

Se no fim desse convívio
Te sentires com o grão na asa
Vai pedir a S. Martinho
Que te acompanhe a casa

Se tomares o meu conselho
Vai pedindo pelo caminho
Que nós estamos à espera
Do Verão de S. Martinho

No dia de S. Martinho
É grande a festa do povo,
Da boa sardinha assada
Castanhas e vinho novo.

Ó meu rico S. Martinho,
Ó meu santo padroeiro.
És o santo advogado,
Do vinho do mundo inteiro.

S. Martinho, S.Martinho,
És um santo milagroso.
Dá-me água em vez de vinho,
Pró meu pai ser amoroso.
Autores Desconhecidos

Sem comentários: