terça-feira, junho 21, 2011

Por Amor à Língua...

Deixo-o hoje com uma belíssima aula de português, para acabar de vez com toda e qualquer dúvida que tenha acerca da utilização do termo presidente ou presidenta. Ou quem sabe se esta aula não o vai ainda deixar com mais dúvidas.
Será que é correto utilizarmos o termo presidenta em vez de presidente?
Será que existe a palavra: PRESIDENTA?
Aqui fica um texto muito bem escrito, com a opinião de um(a) brasileiro(a) anónimo. Já agora se conhece a opinião de algum linguísta português não deixe de ma dar a conhecer.
Cá vai a tal opinião, vinda do outro lado do Atlântico:
"No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
Fala quem sabe... E aqui fica a opinião.



Sem comentários: