segunda-feira, maio 23, 2011

Mais do mesmo...

A Islândia, conhecida como a terra do fogo e do gelo, foi de novo notícia por causa da erupção de um vulcão. O espaço aéreo da Islândia teve que ser encerrado temporariamente no dia 22, devido à nuvem de cinza provocada pela erupção do Grimsvotn, situado no sul daquele país.
O vulcão Grimsvotn está localizado na geleira Vatnajoekull (sudeste da Islândia) e a sua última erupção foi em 2004, fenómeno que ocorreu durante poucos dias.
Em abril de 2010, uma nuvem de cinzas expelida após a erupção do vulcão islandês Eyjafjallajökull, obrigou as autoridades europeias a fechar o espaço aéreo da Europa. Mais de 100.000 voos foram cancelados e mais de oito milhões de passageiros ficaram bloqueados.
Embora a nuvem de cinza tenha alcançado no sábado, os 20 mil metros de altura, trata-se de um tipo mais espesso que o do Eyjafjallajökull, por isso não consegue deslocar-se de forma tão rápida.
A erupção do Grimsvotn, é a maior deste vulcão desde há um século e é mais potente que a do Eyjafallajökull, com maior expulsão de magma e de cinza, segundo o instituto meteorológico islandês.
Bjarni Steinthorsson, um fazendeiro que vive perto da geleira Vatnajoekull, indicou no site do jornal islandês Morgunbladid que pequenas quantidades de cinzas tinham começado a cair, ainda no sábado. A neve que cobre a região "ficou negra", segundo disse.
Vamos ver se a erupção deste vulcão não causa problemas de maior nos céus da Europa, tal como aconteceu em 2010.

Sem comentários: