quinta-feira, abril 01, 2010

A Mentira

Mentira, s. f. Afirmação contrária à verdade; falsidade; ficção; ilusão; acto de mentir.

A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer.

A mentira tem um dia especial. O dia 1 de Abril é o Dia das Mentiras.
Há muitas explicações para que o dia 1 de Abril se tenha transformado no Dia das Mentiras. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI que o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da Primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril.
Em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano se iniciava no dia 1 de Abril.
Alguns brincalhões passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Nos países de língua inglesa o Dia das Mentiras costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".
Neste dia as mentiras já se esperam e, por isso, na maior parte dos casos não surtem o efeito desejado. Mas há quem se descuide e caia nas partidas, mas, neste dia ninguém leva a mal. O melhor é criar situações engraçadas que resultem numa boa risota!

Sem comentários: